Face@Face

Wednesday, October 12, 2005

Estudantes visitam Tribunal do Trabalho

Júnia Leticia

Nos dias 17 e 29 de setembro, estudantes dos 6º e 7º períodos do curso de Ciências Contáveis fizeram uma visita técnica ao Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, que fica no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MG) – 3ª Região. O objetivo da atividade, acompanhada pela professora da disciplina Perícia Contábil, Cristina Vaz de Mello Alvarenga, foi mostrar aos alunos a importância do laudo pericial na elaboração das sentenças junto à Justiça do Trabalho e o papel social do perito contábil. “É ele quem faz todos os cálculos que envolvem o processo trabalhista e, caso não esteja bem preparado, pode prejudicar as partes envolvidas”, disse Cristina Vaz.

Os universitários foram recebidos, no dia 17, pela servidora Célia Regina de Carvalho e pelo juiz aposentado do TRT - 2ª Instância, Dr. Michelângelo Liotti Rafael, que hoje atua como advogado. Na visita do dia 29, os alunos foram recepcionados pela coordenadora do Centro de Memória, Ana Maria Matta Machado Diniz, e pelo juiz do TRT – 5ª turma e diretora da Escola Judicial, Dr. José Murilo de Morais. Segundo Célia Carvalho, foi ótima a idéia da visita dos estudantes de Ciências Contábeis. “A Fumec foi pioneira em levar estudantes da disciplina Perícia Contábil ao Centro de Memória. Assim eles podem ambientar-se com o mundo jurídico, pois, sendo peritos, contadores ou empresários, vão lidar com questões trabalhistas”, destacou a servidora.

Na primeira parte da visita, os estudantes puderam apreciar vários documentos. “Vimos, ainda, fotos que retratavam as mudanças socioeconômicas que provocaram a criação da Justiça do Trabalho, inicialmente ligada ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e depois ao Poder Executivo. Após a Constituição de 1946, a Justiça do Trabalho passou a integrar o Poder Judiciário”, contou Cristina Vaz.

Em ambas as visitas foi apresentada aos alunos a réplica de uma sala de audiência de 1ª Instância. “Os doutores Michelangelo Liotti Rafael e José Murilo de Morais fizeram a simulação de uma audiência com a participação dos alunos, que representaram os advogados do autor e do réu e as testemunhas das partes. Ao mesmo tempo, os juízes explicaram o porquê de cada etapa e apresentaram aos alunos o momento do pedido de perícia contábil para apuração dos valores. Dessa forma, eles puderam interagir com o mundo prático para entender melhor o que é ser um perito e qual é a sua importância nas decisões dos juízes”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home